10/13/2011

A mulher cristã e a autoestima


A mulher cristã e a autoestima

A mulher cristã e a autoestima
 Uma reflexão sobre a importância da aceitação e dos cuidados pessoais como forma de expressar e reconhecer o amor de Deus
 Somos mulheres cristãs em um contexto social que cultua a aparência física. Neste mundo que supervaloriza a imagem, as mulheres que não alcançam o padrão de beleza reproduzido nas revistas e na televisão, sentem-se marginalizadas e sofrem prejuízos em sua autoestima.
 Mas, afinal, o que é autoestima?
É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma. É a capacidade de respeitar, acreditar e amar a si próprio. A mulher que tem alta autoestima está de bem com seu corpo e com a sua vida, sente-se segura e confiante! Infelizmente, a realidade é que grande parte das mulheres tem baixa autoestima. O resultado é um lamentável paradoxo: enquanto algumas tornam-se obsessivas na busca por uma beleza inatingível criada pela mídia, outras tornam-se desleixadas, acreditando que a preocupação com a estética é algo fútil e superficial. 
Mas para solucionar este problema não devemos ser tão perfeccionistas, nem tão desligadas. Um bom exercício para elevar a autoestima é encarar o desafio de se ver frente a um espelho! Confronte a realidade revelada e faça uma autoavaliação! Olhe para si mesma e procure seus pontos fortes! Toda mulher possui traços bonitos! Valorize-os! 
Se durante essa análise você também encontrou algum aspecto do seu rosto ou corpo que não lhe agrade,busque as soluções. Hoje, há diversos tratamentos disponíveis no mercado. É possível disfarçar a acne e suavizar as rugas com o uso de cosméticos, proteger a pele contra os danos do sol com o uso de protetor solar, deixar o corpo em forma e saudável com a prática de uma atividade física, valorizar os traços com a maquiagem e deixar o conjunto ainda mais harmonioso com um belo corte de cabelo.Esses e tantos outros recursos podem ser utilizados pela mulher cristã para melhorar sua aparência. Não há incoerência em ser evangélica e bem cuidada, desde que haja equilíbrio e moderação.
Mas para restaurar a autoestima,não basta tratar da aparência física. Esse é um processo que começa de dentro para fora. Pois não há tratamento, cirurgia plástica ou ginástica, capazes de preencher o vazio no coração. Somente Jesus pode ocupar este espaço! Só Ele pode nos dar paz e contentamento! “Mas a beleza interior, no incorruptível traje de um espírito manso e tranquilo, que é precioso diante de DEUS.” (1Pe 3.4.)
O desejo do Senhor é que todas nós tenhamos uma vida plena e feliz. Assim, se nos aceitarmos como somos e cuidarmos do que Deus nos deu, estaremos reconhecendo que o que Ele fez é perfeito! Somos criação do Pai e tudo o que Ele faz é maravilhoso. "Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo." (Eclesiastes 3.11.) Portanto, cada mulher, com o seu jeito único, é bela e especial aos olhos do Senhor! Acredite em sua beleza!
 Aninha Miranda
 Deseja saber mais sobre este assunto?Entre em contato com a Consultora de Imagem, Aninha Miranda, pelo email: aninhamiranda@me.com e site: www.aninhamiranda.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário